Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Antenas solares integram antenas e painéis solares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2005

Antenas solares integram antenas e painéis solares

Antena solar planar

Devido ao altíssimo custo para que cheguem ao seu destino, as estruturas utilizadas no espaço devem ser pequenas, leves e muito mais confiáveis do que suas similares utilizadas aqui embaixo.

Foi por isso que a Agência Espacial Européia decidiu desenvolver uma superfície única, que seja ao mesmo tempo antena e painel solar.

"As antenas planares estão cheias de 'terrenos vagos', disponíveis para as células solares," explica o professor Juan Mosig, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, onde foi desenvolvida a nova estrutura.

Enquanto desenvolviam o novo equipamento, batizado da Asolant ("Advanced SOLar ANTenna"), os cientistas conseguiram obter avanços tanto nas antenas quanto nas células solares.

Antena autônoma

Depois de seis anos de pesquisas, a superfície combinada da Asolant apresenta um ganho de eficiência e de redução de peso substanciais, permitindo a construção de satélites artificiais menores e mais baratos para serem lançados.

Como a Asolant é autônoma, gerando sua própria energia a partir das células solares em sua superfície, ela tem também o potencial para ser utilizada em aplicações terrestres.

Placas de antenas solares, instaladas nos telhados das casas, poderão simultaneamente abastecer a residência de energia e enviar e receber sinais de TV, rádio, telefones sem fios e sinais da Internet.

Instaladas em bóias, as antenas solares também poderão aumentar a capacidade de coleta de dados atmosféricos e oceânicos, permitindo sistemas de previsão do tempo mais precisos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Energia Solar
  • Satélites Artificiais
  • Semicondutores

Mais tópicos