Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Brasil construirá foguetes movidos a combustível líquido

Agência FAPESP - 26/10/2005

Brasil construirá foguetes movidos a combustível líquido

O Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) deverá ganhar um novo motor a combustível líquido, que substituirá dois outros que operam com combustível sólido. Com a mudança, com apoio russo, o lançador brasileiro aumentará sua capacidade de carga.

A novidade foi anunciada na semana passada, em Moscou, durante encontro entre Sérgio Gaudenzi, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), e Anatoli Perminov, à frente da Agência Espacial Russa (Roscosmos).

Atualmente, o VLS-1 tem motores a combustível sólido divididos em quatro estágios. Acionados um após a queima do outro, oferecem, nas diferentes fases da trajetória do lançador, o impulso necessário à colocação do satélite no espaço. Segundo a AEB, o que se pretende, com a cooperação técnica russa, é modernizar o lançador com a troca dos dois últimos motores (terceiro e quarto estágios) por um de propulsão líquida.

Com a troca, o veículo poderá levar cerca de 700 quilos de carga útil, contra os 250 quilos atuais, o que corresponde a um aumento de 80%. "O uso de propulsão líquida também permitirá maior precisão na inserção do satélite em órbita", assinala João Azevedo, diretor de transporte espacial e licenciamento da AEB, em comunicado da instituição.

Segundo Azevedo, a redução da quantidade de estágios simplificará o veículo, diminuindo as chances de falhas ligadas aos diversos eventos que ocorrem durante o lançamento. Além da parceria para o VLS, a Rússia também irá assessorar o desenvolvimento da torre de lançamento que está sendo reconstruída no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

As negociações do projeto do novo motor, dos equipamentos necessários à sua manutenção e a realização de testes serão iniciadas em 2006 e farão parte de um contrato cuja execução caberá à AEB, Roscosmos e Centro Técnico Aeroespacial (CTA).

A agência brasileira espera que o conhecimento adquirido para o desenvolvimento da próxima versão do VLS origine uma "família de veículos lançadores com capacidade de levar satélites mais pesados a órbitas mais altas da Terra".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos