Espaço

Brasil já é exportador de foguetes

Agência FAPESP - 06/12/2005

Brasil já é exportador de foguetes

O primeiro foguete brasileiro a ser exportado, o VSB-30, foi lançado com sucesso na última quinta-feira (1º/12) do Centro de Lançamento de Kiruna, na Suécia.

O lançamento do veículo de sondagem, voltado para a realização de experimentos em microgravidade, é resultado de um convênio entre a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Agência Espacial Alemã (DLR/Moraba).

Foguete brasileiro

"Este é um marco para a cooperação do Brasil com a Alemanha e também para o programa espacial brasileiro, pois passamos a participar do restrito grupo de países que exportam veículos espaciais", disse Sergio Gaudenzi, presidente da AEB, em comunicado da agência.

O VSB-30 foi desenvolvido pelo IAE para atender ao Programa Brasileiro de Microgravidade, coordenado pela AEB, e ao Programa Europeu de Microgravidade da Agência Espacial Européia (ESA), com o objetivo de substituir os foguetes britânicos Skylark 7, que não são mais produzidos.

Microgravidade

O veículo levou três experimentos científicos e tecnológicos europeus a 263 quilômetros de altura e proporcionou 6 minutos e 37 segundos de microgravidade. Segundo a AEB, a realização de experimentos em microgravidade tem como objetivo a observação de fenômenos mascarados na Terra pela força gravitacional, principalmente na área biológica, médica e de estudo de materiais.

Periodicamente, a AEB abre anúncios de oportunidades para que a comunidade científica brasileira tenha acesso ao envio de seus estudos nos veículos brasileiros. O próximo lançamento de um foguete suborbital para atender a universidades brasileiras deve ocorrer em setembro de 2006, na operação Cumã II, também com um VSB-30, dessa vez a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Além dos veículos de sondagem, somente os ônibus espaciais, a Estação Espacial Internacional, as torres de queda livre e aeronaves em vôo parabólico oferecem tal ambiente.