Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Do mais pesado do que o ar à leveza do espaço

Agência FAPESP - 19/01/2006

Do mais pesado do que o ar à leveza do espaço

[Imagem: AEB]

No centenário do histórico vôo de Alberto Santos Dumont, a homenagem não poderia ser melhor. Em 2006, o Brasil terá seu primeiro astronauta - ou cosmonauta, o termo russo para a mesma atividade.

Quando o tenente-coronel Marcos César Pontes partir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 22 de março, a bordo da nave Soyuz, será o primeiro brasileiro a deixar a atmosfera terrestre. Exatamente um século depois que o 14 Bis entrou para a história pelo pioneirismo em deixar o solo.

Para completar a homenagem, o vôo foi batizado de Missão Centenário e traz em seu emblema o desenho do 14 Bis, junto com a ISS, a Soyuz e o globo terrestre. Uma estrela ascendente reproduz o símbolo oficial dos astronautas e, na extremidade inferior, uma bandeira brasileira e outra russa completam a figura.

Há ainda as inscrições "Missão Centenário" e "Programa Microgravidade", que é o nome da atividade motivadora da viagem, além das siglas da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Aeronáutica (Deped). Completa o emblema o sobrenome do astronauta brasileiro, que levará o símbolo em seus trajes.

A Missão Centenário compreende, além do vôo de Pontes, a realização de experimentos científicos de universidades e institutos de pesquisa brasileiros a bordo da ISS. Segundo a AEB, serão nove experimentos científicos, que abrangem áreas como nanotecnologia, biotecnologia e engenharia mecânica.

Pontes será acompanhado pelo russo Pavel Vinogradov, o comandante da missão, e pelo norte-americano Jeffrey Williams, que será o engenheiro de vôo. A equipe substituirá William McArthur e Valery Tokarev, que se encontram na ISS desde outubro de 2005.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos