Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Décimo planeta é maior que Plutão

Agência FAPESP - 06/02/2006

Décimo planeta é maior que Plutão

Ele ainda não conta com um nome oficial, mas tem gerado muita polêmica. Chamado provisoriamente de 2003 UB313 - até que a União Astronômica Universal decida como será nomeado - o objeto descoberto no ano passado dividiu os cientistas.

Há duas correntes. A primeira considera o corpo celeste um planeta, que seria o décimo do Sistema Solar e obrigaria a mudar os livros de ciência que, há sete décadas, desde a descoberta de Plutão, fechou o número em nove. A segunda corrente prefere considerar o 2003 UB313 um objeto transnetuniano, assim como diversos outros que orbitam o Sol a uma distância maior do que Netuno.

A polêmica deve aumentar agora. O motivo é que um grupo do Instituto Max Planck de Radioastronomia, na Alemanha, conseguiu determinar o tamanho do 2003 UB313. Ele tem cerca de 3 mil quilômetros de diâmetro, ou 700 quilômetros a mais do que Plutão.

Com a medição, aumentam as chances de o 2003 UB313 ser considerado um planeta. Mas, se isso não ocorrer, Plutão, por ser menor, pode perder essa classificação e virar um mero planetóide - ele não apenas é o menor dos planetas do Sistema Solar como é superado até mesmo por sete luas: Ganimede, Titã, Calisto, Io, Europa, Tritão e a própria Lua terrestre.

Uma coisa é certa, o 2003 UB313 é o maior objeto encontrado no Sistema Solar desde 1846, quando Netuno foi descoberto pelo francês Urbain Le Verrier, o alemão Johann Galle e o inglês John Couch Adams.

O "décimo planeta" é um dos milhares de objetos localizados no Cinturão de Kuiper, que se estende além de Netuno, na faixa entre 30 ua e 50 ua (unidade astronômica, cada uma correspondendo a quase 150 milhões de quilômetros).

Foi descoberto pelos norte-americanos Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz em 5 de janeiro e anunciado em 29 de julho de 2005, a partir de imagens feitas em 21 de outubro de 2003. O objeto está em uma órbita alongada que o leva a uma distância até 97 vezes maior do que a da Terra ao Sol. A enorme distância faz com que sua órbita tenha o dobro da de Plutão.

Os pesquisadores alemães conseguiram dimensionar o possível planeta a partir da sua refletividade, calculada pela combinação de observações ópticas com a medida da quantidade de calor irradiada.

"Uma vez que o 2003 UB313 é definitivamente maior do que Plutão, fica cada vez mais difícil justificar por que chamamos Plutão de planeta, já que o outro não tem esse status", disse Frank Bertoldi, um dos astrofísicos do Max Planck responsáveis pela medição, em comunicado do instituto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos