Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Radiador microscópico vira pele de satélite

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/03/2006

Radiador microscópico vira pele de satélite

Cientistas ligados à NASA desenvolveram um novo radiador tão pequeno que seus componentes somente são visíveis sob o microscópio. O componente, batizado de Vari-E ("Variable Emittance Coatings for Thermal Control") é baseado na tecnologia de sistemas microeletromecânicos (MEMS).

O radiador microscópico está sendo utilizado em um dos três satélites do projeto ST5 ("Space Technology 5"), que deverá ser lançado ao espaço entre hoje e amanhã. O ST5 consiste em três microsatélites, lançados no mesmo foguete, encarregados de testar várias novas tecnologias para equipar os futuros satélites e naves espaciais da NASA.

O pequeno radiador contém 36 chips, cada um do tamanho de uma tecla de computador. Olhando esses chips sob o microscópio, é possível ver 72 segmentos em formato de veneziana, cada um movimentado prá frente e prá trás por seis minúsculos motores, controlados por uma fonte de energia eletrostática localizada no interior do satélite.

Para demonstrar o funcionamento do radiador, ele foi montado como uma espécie de "pele" do microsatélite. "É [...] a primeira demonstração da tecnologia MEMS utilizada no controle ativo de temperatura," diz o coordenador dos cientistas, Dr. Ann Darrin

Sobre uma seção de 10 centímetros quadrados no topo do microsatélite, os minúsculos motores alimentados por energia eletrostática irão abrir e fechar as minúsculas venezianas do radiador, de forma a manter constante a temperatura no interior do satélite. "À medida em que diminuímos o tamanho dos satélites e de seus sistemas, torna-se mais difícil regular e manter a temperatura constante. Colocando esses equipamentos no lado de fora, como uma pele do satélite, você pode alterar sua emissividade," explica Darrin.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • MEMS
  • Refrigeração
  • Foguetes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos