Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sondas interplanetárias poderão ter comunicação em banda larga

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/03/2006

Sondas interplanetárias poderão ter comunicação em banda larga

Um dos maiores gargalos nas pesquisas feitas por sondas e naves espaciais é a limitada largura da banda disponível para suas comunicações. As mais modernas sondas interplanetárias têm um sistema de comunicação que é pouco mais rápido do que um modem comum.

Agora, pesquisadores do MIT, Estados Unidos, criaram um novo sensor de luz que poderá finalmente levar a banda larga às pesquisas espaciais. "Pode levar horas, com a atual tecnologia de rádio-freqüência, para se obter informações científicas em volume suficiente, enviadas de Marte à Terra. Mas um link óptico pode tornar isto milhares de vezes mais rápido," diz o pesquisador Karl Berggren.

O novo sensor eleva a eficiência da detecção para 57 por cento no comprimento de ondas de 1.550 nanômetros, o mesmo comprimento de onda utilizado hoje nas transmissões de fibras ópticas. Isto é quase três vezes a eficiência atual, que é de cerca de 20 por cento.

Hoje, as imagens fotográficas tomam quase todo o tempo de transmissão das sondas espaciais. Mas, com o novo sensor, os cientistas já sonham com transmissões de filmes ao vivo e a cores.

O novo detector, que é baseado na tecnologia de nanofios e supercondutores, pode detectar sinais de luz extremamente fracos - até mesmo um único fóton, a unidade básica da luz.

Bibliografia:

Artigo: Nanowire single-photon detector with an integrated optical cavity and anti-reflection coating
Autores: Kristine M. Rosfjord, Joel K. W. Yang, Eric A. Dauler, Andrew J. Kerman, Vikas Anant, Boris M. Voronov, Kristine M. Rosfjord, Joel K. W. Yang, Eric A. Dauler, Andrew J. Kerman, Vikas Anant, Boris M. Voronov, Gregory N. Goltsman, Karl Berggren
Revista: Optics Express
Data: January 2006
Vol.: Vol. 14, Iss. 2 - pp: 527-534
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Sondas Espaciais
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos