Espaço

Busca por inteligência extraterrestre vai utilizar telescópio óptico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2006

Busca por inteligência extraterrestre vai utilizar telescópio óptico

A busca por vida inteligente fora do nosso planeta já tem uma longa história. O principal ator dessa história é o programa SETI ("Search for Extraterrestrial Intelligence"), que hoje é uma atividade quase inteiramente privada, bancada, entre outros, por milhões de pessoas que doam fundos ou cedem o tempo ocioso de seus computadores para a análise de montanhas de dados.

Esses dados são captados por radiotelescópios, que registram as ondas de rádio vindas do espaço. A seguir os dados têm que ser analisados, em busca de algum padrão de ondas que revele uma transmissão inteligente.

Mas e se os ETs estiverem sinalizando piscando suas lanternas? O programa SETI pensou nisso e agora eles também já poderão efetuar buscas por meio da observação direta de sinais luminosos.

Em Abril entrará em operação o primeiro telescópio óptico voltado inteiramente para a busca de vida inteligente extraterrestre. O telescópio está sendo patrocinado pela Sociedade Planetária, a mesma entidade que tentou lançar a primeira nave espacial movida pelo vento solar.

"Nós temos tentado ouvir sinais alienígenas por décadas," disse Louis Friedman, diretor da Sociedade Planetária. "Já é hora de começar a procurar também por sinais de luz."

Segundo os cientistas do programa SETI, civilizações alienígenas provavelmente utilizam sinais de luz visível para se comunicar, da mesma forma que se utilizam de sinais de rádio. Um feixe de luz brilhante e altamente focalizado, como um laser, pode ser dezenas de vezes mais brilhante do que o Sol e ser facilmente observado a distâncias enormes.

Ao contrário das ondas de rádio, sinais de luz são unidirecionais, tornando possível determinar sua fonte com grande precisão. E, devido à sua alta freqüência, podem ser utilizados para enviar montanhas de informação.

A montagem do novo telescópio, que ficará sediado no Observatório Oak Ridge, em Harvard, Estados Unidos, está sendo inspecionado diretamente pelo físico Paul Horowitz, o grande idealizador do programa SETI.