Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Pesquisadores aguardam resultados de experiências feitas na ISS

Felipe Silva - Agecom UFSC - 18/04/2006

Pesquisadores aguardam resultados de experiências feitas na ISS

Após o retorno do astronauta brasileiro Marcos Pontes à Terra, ocorrido no último sábado, os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aguardam pela liberação dos resultados dos testes realizados por ele na Estação Espacial Internacional com equipamentos desenvolvidos por dois laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC).

Segundo o professor Edson Bazzo, supervisor do Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (Labcet), os dados devem chegar à UFSC em cerca de duas semanas. "Esse é o tempo necessário para a liberação dos dados pela agência espacial russa e, depois, pelo Inpe [Instituto de Pesquisas Espaciais]."

Os dois experimentos da UFSC selecionados para os testes na Missão Centenário têm como objetivo auxiliar no controle térmico de satélites. A pesquisa do Labcet envolve o desenvolvimento de um dispositivo para refrigeração de equipamentos utilizados em área espacial chamado "evaporadores capilares".

O outro ensaio, elaborado pelo Laboratório de Energia Solar / Núcleo de Controle Térmico de Satélites (Labsolar/NCTS), avalia os "minitubos de calor", uma tecnologia para transferência do calor produzido por componentes eletrônicos instalados em satélites.

Assim que tiverem acesso aos dados dos experimentos, os pesquisadores dos dois laboratórios farão a análise dos resultados para saber quais foram as reações dos protótipos em um ambiente de gravidade próxima a zero e se houve algum tipo de erro. "Temos um aluno que acompanhou a chegada dos astronautas ao Cazaquistão e, pelas informações que ele nos passou, parece que não houve problemas durante a Missão", afirma a coordenadora da pesquisa do Labsolar/NCTS, a professora Márcia Barbosa Henriques Mantelli.

De acordo com o professor Edson Bazzo, o experimento do Labcet também parece ter ocorrido dentro do que foi programado. "Recebi essa informação do nosso pessoal que está lá no Cazaquistão. Eles disseram, também, que os experimentos da UFSC foram bastante elogiados pelos astronautas russos e americanos que estavam na Estação Espacial Internacional."

Os dois protótipos da UFSC já têm novos testes agendados para este ano. Em setembro, os minitubos de calor serão avaliados em um satélite lançado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), como parte da Operação Cumã II. Já os evaporadores capilares serão testados em um vôo suborbital da AEB em outubro. Como será uma missão não-tripulada, novos tipos de análise poderão ser feitas. "Na Missão Centenário, os russos não permitiram que usássemos em nosso experimento outro fluido que não fosse a água para o sistema de resfriamento. Isso porque se ocorresse algum acidente, não haveria como trocar o ar da espaçonave, o que seria perigoso para os astronautas. Em outubro, faremos testes usando amônia no lugar da água."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos