Espaço

Nova Teoria da Força Unificada traz de volta o éter

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/06/2006

Nova Teoria da Força Unificada traz de volta o éter

O éter, a insubstancial substância - sólido perfeito, líquido perfeito, gás perfeito - esquecida pela Física desde Albert Einstein, está de volta. Pelo menos esta é a proposta de David Thomson e Jim Bourassa, fundadores do Quantum AetherDynamics Institute, uma organização de pesquisas fundada justamente para divulgar sua nova teoria.

O conceito de éter não é novo - ele vem dos gregos - e, durante milênios, foi para a Física o que hoje a Teoria da Evolução das Espécies, de Darwin, é para a Biologia. Mas, no fim do século XIX, Michelson e Morley fizeram um experimento de alta precisão para detectar o éter - e não o encontraram.

Einstein não negou, nem tampouco comprovou, a existência do éter - uma (in)substância que ocuparia tudo o que se convencionou chamar de espaço vazio. Ou seja, na teoria do éter, não há vazio. Onde nada parece existir, lá está o éter. Mas a Teoria da Relatividade não precisava dele em suas equações. E ele foi simplesmente deixado de lado.

Agora, Thomson e Bourassa afirmam ter construído uma teoria que, baseando-se no éter, contém a tão sonhada Teoria da Força Unificada, o cálice sagrado da Física, capaz de unificar Teoria da Relatividade e Teoria Quântica.

"Nosso modelo mostra que as forças são unificadas por um conjunto simples de leis gerais, explicadas como o próprio tecido do espaço- tempo, que é um éter dinâmico, em escala quântica," diz Bourassa. A unidade básica do éter - assim como de todos os campos-, segundo a nova teoria, é um quanta de duplo spin.

Esta unidade do éter demonstraria tanto a geometria quanto a estrutura do spin do próprio éter, mostrando como as dimensões do espaço e do tempo de juntam para produzir o que os cientistas batizaram de espaço-ressonância. Segundo eles, o espaço-ressonância seria uma representação da quinta dimensão do universo.

Thomson teve o seu momento de "eureca" quando examinava uma bobina de Tesla e percebeu o aparecimento de duas manifestações diferentes de cargas. Sem encontrar explicações para o fenômeno na Física atual, ele resolveu reconstruir as bases da disciplina.

Sua Teoria da Força Unificada foi desenvolvida de forma empírica, segundo ele, em três semanas. "Este novo modelo de existência quântica não altera as leis da Mecânica Quântica, ele simplesmente muda nosso ponto de vista da estrutura quântica," explica ele. Então entrou em cena Bourassa, que se juntou a Thomson para desenvolver a matemática subjacente à nova teoria.

A nova teoria ainda não foi publicada em nenhum periódico científico, ou seja, ainda não foi revisada por outros cientistas. Tendo fundado sua própria "empresa de pesquisas" os dois autores, antes de terem a chance de tentar convencer seus colegas físicos, terão de romper as barreiras impostas a pesquisadores independentes, não ligados a uma instituição de tradição.

Artigo: A New Foundation for Physics