Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Satélite artificial comunica-se com avião por meio de raios laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/01/2007

Satélite artificial comunica-se com avião por meio de raios laser

Engenheiros da Agência Espacial Européia e da empresa Astrium conseguiram estabelecer um link de comunicação por meio de raios laser entre um satélite artificial e um avião voando em altitudes entre 6.000 e 10.000 metros.

O satélite Artemis é do tipo geoestacionário, o que significa que os finíssimos feixes de raio laser foram focalizados com precisão a uma distância de cerca de 36.000 quilômetros. Foram utilizados seis feixes de raio laser simultaneamente, cada um podendo transportar suas próprias comunicações, como se fossem feixes de fibras ópticas.

Comunicações por raio laser são altamente eficientes, já que não sofrem as interferências a que estão sujeitas as ondas de rádio. Ao invés de utilizar uma onda de rádio como portadora para os sinais de voz, imagem ou dados, o novo tipo de comunicação utiliza um feixe de raio laser.

A tecnologia de comunicações ópticas também é capaz de transmitir dados com uma largura de banda muito superior às comunicações por rádio, além de utilizar terminais de baixa potência e dar maior segurança às comunicações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Satélites Artificiais
  • Raios Laser

Mais tópicos