Espaço

Matéria escura é mapeada em 3D pela primeira vez

David Shiga - NewScientist - 16/01/2007

Matéria escura é mapeada em 3D pela primeira vez

A distribuição de matéria escura foi mapeada em 3D pela primeira vez, revelando como esta misteriosa substância evoluiu ao longo da vida do universo. Os resultados confirmam que a matéria escura forneceu o suporte que permitiu que a matéria ordinária se aglutinasse para formar as galáxias e os agrupamentos de galáxias.

A matéria escura é uma substância invisível que denuncia sua presença por meio do arrasto gravitacional que ela exerce sobre a matéria ordinária. Ela é seis vezes mais abundante do que a matéria ordinária e acredita-se que ela tenha originado as primeiras estruturas distintas no universo, que começou como uma sopa de matéria muito uniforme.

Simulações computacionais sugerem que a formação de aglomerados de matéria escura atraíram gases ao seu redor, que foram então condensados para formar galáxias e aglomerados de galáxias. Mas esse processo de aglomeração de matéria escura nunca foi confirmado experimentalmente antes.

Agora, astrônomos mapearam as alterações da matéria escura e da matéria ordinária ao longo do tempo. Nick Scoville, do Instituto Caltech, Estados Unidos, liderou a Pesquisa da Evolução Cósmica (COSMOS), que combinou dados de três dos principais observatórios do mundo para produzir o mapa.

A chave para determinar a distribuição da matéria escura é um efeito chamado lentes gravitacionais, por meio do qual os raios de luz de um objeto distante, como uma galáxia, são curvados pela gravidade de uma concentração de matéria que fica em seu caminho. Embora a matéria escura não possa ser vista diretamente, sua presença pode ser deduzida pela forma com que sua gravidade distorce as imagens das galáxias que ficam por trás dela.

Artigo: Dark matter maps reveal cosmic scaffolding