Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sensor de radiação terahertz ultra-sensível fará sua estréia no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2007

Sensor de radiação terahertz ultra-sensível fará sua estréia no Brasil

Bolômetro

Acaba de ser construído um dos mais precisos sensores já feitos pelo homem para estudar a atmosfera terrestre e o espaço exterior.

O sensor, capaz de detectar freqüências na faixa de terahertz, será utilizado pela primeira vez em um balão que irá estudar a atmosfera nos céus no Brasil, em busca de mais informações sobre a diminuição da camada de ozônio da Terra.

Mas isto é apenas o início. A radiação terahertz é um dos campos mais pesquisados atualmente, sendo de grande interesse dos astrofísicos, que vêm nessa freqüência um promissor campo de pesquisas para desvendar as origens do universo.

Minúsculo, mas ultrassensível, o sensor é chamado de Bolômetro de Elétrons Quentes. Bolômetro é um aparelho que mede calor que se irradia por um determinado meio. Os cientistas estão muito interessados em medir a radiação cósmica na faixa dos terahertz, que pode conter importantes informações sobre o nascimento de planetas, estrelas e galáxias.

Sensor de nióbio

O detector opera com base no princípio de que a resistência elétrica de um elemento supercondutor - que funciona a temperaturas extremamente baixas - aumenta quando ele é aquecido.

O núcleo do detector consiste em uma pequena peça feita com o supercondutor nitreto de nióbio, em cujas extremidades são conectados contatos também supercondutores que permanecem congelados a -268 °C, apenas cinco graus acima do zero absoluto.

Uma minúscula antena de ouro captura a radiação terahertz e a envia para os contatos. O nitreto de nióbio então funciona como um termômetro extremamente sensível. "Lendo esse termômetro nós podemos medir com muita precisão a radiação terahertz," diz o cientista Merlijn Hajenius.

Depois de voar a bordo de um balão pelos céus do Brasil, onde fará sua estréia, o novo sensor deverá equipar o observatório HEAT, na Antártica e a missão espacial ESPRIT.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais
  • Refrigeração

Mais tópicos