Espaço

Foguete brasileiro com experimentos científicos perde-se no mar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2007

Foguete brasileiro com experimentos científicos perde-se no mar

O foguete brasileiro VSB-30, lançado ontem à tarde durante a operação Cuma II, perdeu-se no mar com toda a carga de experimentos científicos que eram levados a bordo. O destino é o mesmo da operação Cumã I, realizada em 2002, quando a carga útil também foi perdida. Para conhecer todos os experimentos, veja Foguete brasileiro fará experiências em microgravidade.

Sucesso no lançamento

O lançamento foi feito com sucesso e os problemas só começaram durante a descida. O vôo durou 19 minutos, atingindo uma altitude de 242 quilômetros, permitindo que os experimentos científicos ficassem em ambiente de microgravidade por um período de 6,2 minutos.

Segundo a Agência Espacial Brasileira, o vôo durou cerca de 19 minutos, atingindo um apogeu de aproximadamente 242 quilômetros. Durante o vôo foi estabelecido ambiente de microgravidade por 6,2 minutos.

Fracasso no resgate

Durante a descida, o sinal de telemetria apresentou oscilações. Equipes de busca da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil trabalharam por seis horas para tentar resgatar o módulo de experimentos. As buscas foram encerradas às 18h. O mais provável é que o módulo tenha afundado no mar.

Apesar das falhas, a telemetria permitiu o acompanhamento parcial dos seguintes experimentos: Girômetro, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Monitoramento de Aceleração, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e dois experimentos de ciências térmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por imagens de uma das câmeras instaladas no VSB-30, pesquisadores da ANVISA, do IPEN e da universidade alemã de Hohenheim monitoraram o estudo sobre propagação de ondas em gel.