Espaço

Astronautas poderão pousar em asteróide

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/07/2007

Astronautas poderão pousar em asteróide

A NASA acredita ser possível enviar astronautas para um asteróide. Só que a agência espacial norte-americana não sabia como fazer isto. E os engenheiros achavam que o estilo Bruce Willis, visto em Armagedon, era arriscado demais.

Astronautas num asteróide

Agora, a empresa privada DigitalSpace, acaba de divulgar um plano completo para que astronautas possam pousar com segurança em um asteróide, utilizando o mesmo aparato técnico que está sendo desenvolvido para o retorno do homem à Lua.

A mineração em asteróides sempre povoou os livros de ficção científica. Mas, além do fato de nunca ter sido detectado um asteróide de alto teor de qualquer coisa economicamente viável, nesse ítem a agência espacial se aproxima mais de Hollywood - a preocupação da NASA é com a segurança da Terra. Hoje não existe nenhum "plano B" para o caso de um asteróide vir de encontro ao nosso planeta.

Risco de choque com a Terra

A DigitalSpace se baseou na arquitetura Constellation, que agrupa todo o aparato de foguetes e naves espaciais que a NASA está construindo para o retorno à Lua e, quem sabe, para ir à Marte. Mas a viagem a um asteróide ainda é apenas uma proposta de uma empresa privada e não há manifestação oficial da NASA de que o governo norte-americano pretenda investir no projeto.

O que a NASA nunca escondeu é sua preocupação com os asteróides não mapeados, chamados NEO, a sigla em inglês para "Near Earth Object" - objetos próximos à Terra. Existe um programa contínuo de monitoramento desses objetos, com descobertas quase mensais de novos asteróides.

Para os que gostam de possibilidades futuras, vale a pena uma visita ao site da empresa (veja link abaixo, no quadro Para navegar), recheado com imagens e animações de como a missão poderia ser realizada.