Espaço

Vida inorgânica: a vida pode ter se originado no espaço, sem a presença de carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/08/2007

Vida pode ter se originado no espaço a partir de estruturas inorgânicas

Que a vida pode ter se originado no espaço e vindo para a Terra cavalgando cometas é um assunto que os cientistas já levam bastante a sério. Agora, uma nova pesquisa traz evidências de que estruturas químicas vivas podem se originar no espaço a partir de substâncias inorgânicas - sem a presença do carbono, o elemento característica da vida na Terra.

Vida inorgânica

A descoberta aponta para a possibilidade de que a vida fora da Terra não necessariamente se baseia em moléculas à base de carbono. Além disso, pode-se agora cogitar de uma nova teoria para explicar como a vida surgiu aqui mesmo na Terra, com a participação de compostos que até agora não se imaginava poderem desempenhar um papel importante nesse processo.

A vida na Terra é composta por moléculas orgânicas, simplesmente compostos de carbono, exceto os carbonatos e o dióxido de carbono. O que os cientistas descobriram é que, sob a condições apropriadas, partículas de poeira inorgânica podem se organizar em estruturas helicoidais, à lá DNA. Essas estruturas helicoidais podem interagir entre si de formas que até agora só eram associadas com os compostos orgânicos e com a própria vida.

Auto-organização molecular

A experiência consistiu na observação do comportamento de uma complexa mistura de materiais inorgânicos no interior de um plasma. O plasma é essencialmente o quarto estado da matéria - além do sólido, líquido e gasoso - no qual os elétrons são arrancados dos átomos, deixando para trás uma nuvem de partículas carregadas.

Até agora os cientistas acreditavam não haver praticamente nenhuma organização nessa nuvem de partículas. Mas a equipe do Dr. V.N. Tsytovich, da Academia de Ciências de Moscou, na Rússia, descobriu que essas partículas podem passar por um processo de auto-organização à medida em que as cargas eletrônicas se separam e o plasma se torna polarizado.

DNA inorgânico

Vida pode ter se originado no espaço a partir de estruturas inorgânicasO fenômeno resulta em fitas microscópicas de partículas sólidas que se torcem, assumindo o formato de um parafuso - uma estrutura helicoidal. Essas fitas helicoidais são elas próprias eletronicamente carregadas, o que faz com que se atraiam mutuamente.

Mais do que simplesmente se grudarem, essa espécie de DNA inorgânico pode se dividir, ou bifurcar, para formar duas cópias da estrutura original. Até hoje, esse comportamento só era associado a moléculas biológicas, como o DNA e as proteínas.

Matéria viva inorgânica

"Essas estruturas de plasma complexas e auto-organizáveis apresentam todas as propriedades necessárias para se qualificarem como candidatas para uma matéria viva inorgânica," diz Tsytovich. "Elas são autônomas, elas se reproduzem e elas evoluem."

O plasma não se forma apenas em condições especiais de laboratório. Ele está presente em inúmeras estruturas no espaço exterior. E está particularmente presente aqui mesmo na Terra, no ponto em que os relâmpagos atingem o solo.

Artigo: From plasma crystals and helical structures towards inorganic living matter