Informática

Armazenamento de dados em moléculas

Pesquisadores do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), Estados Unidos, conseguiram produzir alterações reversíveis nas cargas elétricas de finíssimos filmes de material orgânico, em nível molecular. O feito abre espaço para a produção de equipamentos de armazenamento de dados com um capacidade 1 milhão de vezes superior aos atuais. Um CD, por exemplo, pode conter 108 bits por cm2. Um dispositivo feito com material orgânico, e controlado em nível molecular, como o que os cientistas fizeram, pode conter 1014 bits por cm2.

A importância da descoberta reside na reversibilidade das alterações elétricas, o que é essencial para que se possa escrever e apagar. É a primeira vez em que isso foi demonstrado em nível molecular. As pesquisas anteriores acabavam apagando grandes regiões do filme, perdendo os ganhos de densidade que o material oferece.

A equipe trabalhou com filmes de duas moléculas orgânicas complexas, dispostas sobre uma superfície de grafite. Aplicando uma tensão variável, os cientistas descobriram que o filme apresenta uma transição na condutibilidade a 3,2 volts, quando a resistência se altera por um fator de 104. Essa transição leva cerca de 80 nanosegundos para ocorrer.

A transição foi revertida ao se aplicar um pulso elétrica de polaridade negativa, de -4,5 volts, durante 50 microssegundo.





Outras notícias sobre:

Mais Temas