Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Philips anuncia monitores LCD que podem ser pintados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2002

Philips anuncia monitores LCD que podem ser pintados

Na edição do dia 2 de Maio da revista Nature, cientistas da empresa holandesa Philips relataram a fabricação de telas de cristal líquido (LCD) utilizando técnicas simples de revestimento, similares à pintura. Isto torna as telas mais baratas e mais finas, além de permitir total liberdade de formatos. As telas podem ser feitas em uma grande variedade de substratos, incluindo plásticos, permitindo a criação de gigantescas telas em muros e paredes ou telas flexíveis integradas à roupa.

Tradicionalmente, LCDs são produzidos por uma técnica chamada tecnologia de células, onde duas chapas de vidro, contendo eletrodos, chaves e filtros de cor são cuidadosamente conectadas, utilizando espaçadores, de forma a se obter células de espessura precisamente controlada. Estas células são preenchidas com cristal líquido, em um processo demorado e caro, chamado de sucção a vácuo.

Na nova tecnologia, as telas completas são construídas a partir do zero em um substrato simples, que a seguir recebe todas as camadas de cobertura, uma após a outra, como diversas demãos de tinta sucessivas. A chave do processo é fabricação da tela sem a utilização da sucção a vácuo. Seu substituto recebeu o nome de estratificação foto-reforçada ("photo-enforced stratification").

Primeiro, uma mistura contendo cristal líquido e materiais formadores de polímeros é aplicada no substrato. A seguir, a camada é exposta à radiação ultravioleta, que faz com que a mistura se desfaça, formando camadas separadas de cristal líquido e de polímeros. Aplicando a radiação em dois passos, consegue-se a construção de células de cristal líquido fechadas por polímero. Na primeira exposição, somente uma parte da camada recebe a luz, formando paredes rígidas de polímeros, que se tornarão as laterais das células. Na segunda exposição, a camada completa recebe a radiação ultravioleta, causando a formação de uma camada de cristal líquido sobre a parede de polímeros, e uma outra camada de polímeros, fechando a célula.

A empresa ainda não anunciou quando começa a produzir os novos LCD.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Computadores
  • Interfaces
  • Tintas

Mais tópicos