Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Qual é a música?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/07/2002


É uma situação familiar a qualquer um. Você ouve uma música agradável no rádio, mas o locutor simplesmente não fala nada acerca do nome da música ou do cantor. Isto torna praticamente impossível que você procure o CD para comprar. Você pode tentar cantar a parte da música que você ouviu, mas aí tudo dependerá dos seus dons artísticos e da paciência e conhecimento do funcionário da loja. Ligar para a emissora? A primeira pergunta que você ouvirá é "Qual é o nome da música?". As bases de dados das estações de rádio são todas baseadas em textos: nome do autor, nome da música, nome do álbum etc.

Agora imagine cantar algumas poucas notas da música e um pequeno programa de computador dar-lhe as dez opções mais plausíveis de serem a música que você procura. Sonho distante? Nem tanto.

Os cientistas do Eletronic Media Technology, de Ilmenau (Alemanha), estão desenvolvendo um sistema de reconhecimento de melodias, que funciona com base numa "consulta por cantiga". Você canta um parte da música e ele enumera a lista das melhores correspondências, da mesma forma que um mecanismo de busca como o Google ou o Alta Vista respondem a uma consulta de texto. A resposta trará nome da música, do cantor, compositor, estilo, ano e local da gravação.

As ondas sonoras geradas pelo cantar do usuário são sintetizadas pelo programa em uma seqüência de notas. Com o auxílio do algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores, é procurada uma coincidência das notas sintetizadas com aquelas armazenadas na base de dados do mecanismo de busca. Para agilizar a resposta, o próprio arquivo digital da música conterá as informações textuais a serem dadas como resposta ao usuário. Desta forma, não será necessária a busca em outra base de dados textuais.

Os cientistas agora trabalham numa base de dados com 100.000 canções para testar a viabilidade do algoritmo em operação real.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos