Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Ministério da Ciência e Tecnologia discute sincronização da hora em computadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/07/2002


Dentro de noventa dias, o grupo de trabalho coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia definirá as normas técnicas e operacionais para a sincronização da hora legal nas redes de computadores. A sincronização dos relógios é fundamental para estabelecer com segurança a sequência correta de todos os documentos, registros e operações realizadas eletronicamente.

"A sociedade moderna e automatizada requer a sincronização de tempo", afirmou o assessor da Secretaria de Política e Informática do MCT e coordenador do grupo de trabalho, Miguel Teixeira de Carvalho. "E não basta que o sistema seja preciso e seguro, é indispensável que ele também seja passível de certificação e auditagem."

A existência de padrões de referência para a hora legal é importante para o controle de operações financeiras, do mercado de capitais, dos sistemas de transporte e controle de tráfego aéreo, além de redes de telecomunicações e de energia elétrica, entre outros setores. Atualmente, quem demanda a hora certa são os computadores e a informação deve ser disponibilizada em rede, em linguagem de máquina e em tempo real, ressaltou Miguel Teixeira.

Na reunião de ontem, o grupo de trabalho que reúne representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Planejamento, Fazenda, Indústria e Comércio, Justiça, Banco Central, Serpro, Febraban e do ICP Brasil, começou a debater os ajustes técnicos necessários para a credibilidade da sincronização. O grupo volta a se reunir amanhã, no Ministério da Ciência e Tecnologia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Computadores
  • Segurança da Informação
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos