Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Disco Rígido de duas cabeças contra hackers

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/07/2002


Os piratas de computador serão incapazes de atacar servidores web protegidos por um novo sistema de segurança, a menos que eles consigam mudar as leis da física. Esta é a expectativa de Naoto Takano, presidente da empresa japonesa Scarabs.

A companhia anunciou a criação de um disco rígido dotado de duas cabeças, impedindo que os arquivos que compõem os sites possam ser alterados pelos hackers. Uma das cabeças efetua apenas leitura e é conectada por um cabo físico ao servidor através do qual os visitantes lêem as páginas do site. A outra cabeça, que além da leitura, consegue escrever no HD, é ligada por outro cabo físico ao micro dos administradores do site, que fazem a atualização dos dados. Os usuários da Internet terão acesso ao site apenas através da cabeça de leitura, não havendo forma possível para que eles alterem os dados.

O grande desafio na construção do HD foi a sincronização das duas cabeças. Os dados devem estar completamente escritos no HD antes que eles possam ser lidos novamente. O equipamento deve lidar adequadamente com qualquer tentativa de leitura que possa ser iniciada antes que a cabeça de escrita tenha terminado seu trabalho.

No protótipo, já em operação, cada cabeça trabalha independentemente, e desde que o servidor e o computador do administrador do sistema possam ler o mesmo sistema de arquivos, cada uma das máquinas poderá rodar qualquer sistema operacional. A empresa anunciou que a versão mais simples do seu HD custou US$863,00 para ser construído.

A Scarabs está agora trabalhando em uma versão diferente do HD. Ao invés de colocar duas cabeças, a empresa está conectando dois circuitos SCSI para um HD convencional, um enviando sinais de leitura e outro enviando sinais de leitura e escrita. Isto poderá facilitar a adoção do equipamento. A Scarabs planeja iniciar a comercialização do novo HD ainda em 2.002.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos