Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Monitor de computador que esconde os dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/09/2002


Embora os vírus e ataques de crackers ocupem o topo da lista de preocupações dos responsáveis pela segurança nos ambientes de rede das empresas, situações bem mais prosaicas podem permitir o alcance de dados sigilosos por pessoas indesejadas. Principalmente em grandes escritórios, pessoas altamente concentradas no trabalho dificilmente perceberão alguém dando uma espiada em seus dados sobre o seu ombro.

Foi pensando nesse tipo de situação que a empresa japonesa IDK anunciou a criação de uma tela de computador que aparece totalmente branca para qualquer um que olhe prá ela - a menos que a pessoa esteja utilizando um par de óculos polarizados especialmente configurado para aquela tela. Com os óculos, o operador vê os dados como em um monitor normal.

Trata-se de monitor de cristal líquido modificado que poderá ser bastante útil em empresas do setor financeiro, que lidam com informações confidenciais em tempo integral.

Os dados na tela ficam invisíveis através de uma tela polarizadora colocada em sua frente. Todos os monitores de cristal líquido utilizam este tipo de filtro para bloquear uma parte da luz polarizada que passa pelo cristal. Isto permite mostrar as informações definindo as diferentes partes do monitor em termos de luminosidade e cor.

No monitor da IDK, o filtro polarizador é movido da tela para o par de óculos, que somente deverá ser usado por usuários autorizados.

O novo monitor deverá estar à venda até o final do ano e deverá custar entre US$1.600,00 e US$2.500,00, nos Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Segurança da Informação

Mais tópicos