Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo sistema de Realidade Virtual

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2003

Novo sistema de Realidade Virtual

A Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) instalou um novo sistema de realidade virtual que permite ao participante uma interação de corpo inteiro com o ambiente virtual, sem a necessidade de utilização de óculos 3D. Chamado de LiveActor, o sistema resulta da união de um sistema ótico de captura de movimento, para acompanhar o movimento do corpo do usuário, com um sistema de projeção estéreo. A combinação permite a interação perfeita com os elementos incorporados nos mundos virtuais.

A grande vantagem do sistema é o monitoramento dos movimentos de todo o corpo do usuário, através da colocação de 30 sensores em pontos chaves. O resultado mostra que o conjunto é maior do que a soma das partes, tirando vantagens novas de sistemas individualmente já conhecidos e amplamente utilizados.

A captura de movimento, por exemplo, é utilizada para animação, desenvolvimento de jogos e análise de desempenho de atletas. Mas, no LiveActor, o participante irá interagir diretamente com todos os elementos do mundo virtual sendo projetado.

Os sistemas de projeção estéreo, por sua vez, são utilizados para simulação de trajetos em prédios sendo projetados, visualização de dados médicos, propaganda e entretenimento. Mas todas essas aplicações envolvem tão somente a visualização ou, no máximo, a navegação dos elementos projetados.

As experiências tradicionais de realidade virtual, feitas através de Cavernas Digitais ou monitores 3D montados na cabeça, normalmente oferecem uma capacidade limitada de interação e simulação, principalmente no acompanhamento dos movimentos da cabeça ou do braço. O novo sistema, ao contrário, além de monitorar o corpo inteiro do participante, permite o feedback GSR ("Galvanic Skin Response"), dando maior realismo às manipulações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D

Mais tópicos