Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Java para não-programadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/06/2003

Java para não-programadores

A programação de computadores não é exatamente algo trivial. Menos ainda quando se trata da linguagem Java. Poderosa e capaz de permitir que um programa rode em diferentes tipos de computadores, a linguagem Java tem uma das mais íngremes curvas de aprendizagem dentre todas as linguagens de programação.

Isto é uma das principais preocupações das empresas, que não apenas necessitam de aplicativos que entrem rapidamente em serviço, mas que também possam ser rapidamente alterados quando necessário. O problema fica mais sério quando o programador que construiu o programa já demitiu-se e a manutenção terá que ser feita por um novato. Foi pensando em problemas como esse que a Sun Microsystems, a dona da linguagem Java, lançou o projeto Ace.

Ao invés da programação tradicional, quando o programador vai compondo e digitando o código-fonte, o Ace é totalmente visual. Voltado para o ambiente empresarial, o Ace consiste em uma descrição dos objetos e da lógica da aplicação, assim como da maneira como a informação será guardada e utilizada no processo.

Ao invés de digitar código, o criador do programa vai selecionando os objetos e estabelecendo as relações entre eles. Qualquer modificação do programa pode ser inteiramente feita no próprio diagrama, sem que o "programador" jamais tenha que visualizar o código Java gerado. O gerador de código Ace possui todo o conhecimento necessário da linguagem Java, automatizando o esforço que um programador experiente gasta para implementar manualmente o código.

Ao contrário do "wizards" normalmente contidos em ambientes IDE de programação de outras linguagens, os usuários do Ace nunca terão que editar o código. Eles simplesmente terão que editar a especificação original do aplicativo.

O Ace é capaz também de otimizar o tráfego da rede, para os casos nos quais o aplicativos está em uma máquina e os dados em outra, ou mesmo em aplicações via Internet.

Mas ainda não é o fim dos programadores. Para ser fácil de utilizar, o Ace impõe algumas restrições de flexibilidade do sistema. Ou seja, para que um sistema seja colocado em produção real, um programador Java, ainda que não totalmente experiente, poderá ser necessário. Mas, depois que o programa estiver em produção, pequenas alterações poderão mesmo ser feitas por não programadores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre

Mais tópicos