Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

NEC aperfeiçoa Internet para celulares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/06/2003


A empresa japonesa NEC anunciou uma nova tecnologia, chamada "Semantic Zoom", que permite que o usuário visualize confortavelmente páginas Web utilizando uma grande variedade de terminais com telas pequenas ou de baixa resolução, incluindo TVs, PDAs e telefones celulares.

Para que a função Semantic Zoom funcione, é necessário que o software seja instalado tanto no terminal quanto no servidor de páginas, além da adição de informações de leiaute baseados no padrão XML às páginas. Estas informações são então utilizadas pelo software rodando no terminal para eliminar informações irrelevantes, baseando-se principalmente no título e no cabeçalho da página. O programa oferece também um pequeno ponteiro que pode ser movido ao longo dos títulos, o que permite que qualquer dispositivo de apontamento possa ser utilizado, e não apenas um mouse.

A nova tecnologia é cerca de duas vezes mais rápida do que as atualmente disponíveis, como a WAP, podendo contribuir para tornar a Web mais acessível, principalmente no provimento de informações de serviços públicos.

Ao contrário dos monitores de vídeo dos PCs, as telas dos terminais dos aparelhos que incorporam acesso à Internet têm algumas limitações, principalmente em termos de tamanho e resolução. Como resultado, estas telas somente podem mostrar uma quantidade limitada de informações. Da mesma forma, enquanto que um PC dispõe de um mouse para permitir operações na tela, este mecanismo não está presente nestes novos equipamentos, dificultando qualquer operação de posicionamento ou de rolagem de tela. É por isto que o seu manuseio é tão difícil, o que tem feito a maioria dos usuários abandonarem os recursos existentes em seus aparelhos.

A tecnologia está em fase de demonstração para os parceiros da empresa, que pretende licenciá-la.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Telas e Monitores

Mais tópicos