Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Movimento dá vida a imagens

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/06/2003

Movimento dá vida a imagens

Pesquisadores da Universidade UC Davis (Estados Unidos) desenvolveram um novo método de computação gráfica que utiliza o movimento para mostrar a forma e a estrutura de objetos estáticos, gerando um efeito de quase animação.

O método, chamado de "visualização cinética", cria pontos coloridos que fluem sobre a superfície do objeto, sendo capaz de representar de forma tridimensional dados científicos e médicos. A nova técnica foi desenvolvida pelos estudantes Eric Lum e Aleksander Stompel, sob orientação do professor Kwan-Liu Ma.

Métodos convencionais de animação utilizam alterações no ponto de vista do observador e na iluminação para mostrar formas estáticas. A visualização cinética, por sua vez, permite que os computadores apresentem os dados em um formato diferente, no qual o movimento deriva da geometria da superfície do objeto.

"[O método] pode ser usado para atrair a atenção para áreas mais importantes e fornecer informações da estrutura que suplementem os detalhes visíveis das técnicas de renderização tradicionais," tenta explicar Ma.

A nova técnica não requer grande poder computacional, permitindo a geração de animações em PCs comuns equipados com placas gráficas já amplamente disponíveis no mercado.

As imagens resultantes do processamento não são foto-realísticas, mas o objetivo é a obtenção de imagens mais artísticas do que realísticas. Segundo o professor, a arte consegue ilustrar dados científicos de maneira mais eficiente do que os métodos que geram imagens quase reais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores
  • Realidade Virtual

Mais tópicos