Informática

Big-Brother científico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2003

Big-Brother científico

Pesquisadores do mundo todo, ligados a Universidades e empresas privadas, têm procurado formas de facilitar o uso dos computadores e disseminar sua aplicação no dia-a-dia das pessoas. Mas isto nem sempre é tarefa fácil, sendo o maior desafio descobrir-se como as pessoas reagirão a essas novas tecnologias e aparelhos. Em resumo, descobrir se as pessoas realmente considerarão as novas tecnologias fáceis e práticas. Agora os cientistas criaram um "laboratório vivo", um local onde as novas tecnologias poderão ser testadas na "vida real".

Batizado de PlaceLab, o laboratório vivo é um esforço conjunto do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da empresa de consultoria Tiax. Ele irá permitir a cientistas e engenheiros estudarem como as novas tecnologias, materiais e estratégias de design alteram a forma como as pessoas vivem. No novo laboratório, os cientistas poderão avaliar a interação de voluntários com as novas tecnologias, através de uma sofisticada rede de equipamentos instalados nas roupas desses voluntários e de sensores localizados por todo o laboratório.

O laboratório é, na verdade, um apartamento completo, localizado dentro de um condomínio, e deverá ser ocupado por famílias que se inscreverem como voluntárias para participar em projetos com duração entre uma semana e até vários meses. O primeiro projeto começa a funcionar em setembro. Ele irá permitir aos cientistas passar dos protótipos de laboratório para testes com pessoas reais em um ambiente de vida real de uma família, durante um longo período.

"O PlaceLab é um novo tipo de instrumento científico, um 'microscópio' para se estudar cuidadosamente as pessoas e suas interações com as novas tecnologias em um ambiente real," afirmou William J.Mitchell, pesquisador do MIT. "Com o extraordinário ritmo do desenvolvimento tecnológico, e com o potencial para que as inovações melhorem consideravelmente a vida das pessoas, é essencial que os pesquisadores entendam melhor como projetar sistemas que as pessoas irão querer usar em casa."

Os experimentos já planejados incluem estudos de métodos proativos de se cuidar da saúde, através da instalação de equipamentos de monitoramento nos voluntários, como medidores de pressão, e da observação de seu comportamento quanto a dietas, exercícios físicos e utilização de medicamentos. Padrões de sono, alimentação e socialização também poderão indicar sinais de problemas futuros de saúde.

Ainda não há previsão de "web-cams" instaladas no "big-brother" científico.