Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Impressão jato de tinta sobre tecidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2003

Impressão jato de tinta sobre tecidos

Uma nova pesquisa que aprimora a impressão a jato de tinta sobre tecidos poderá se constituir em uma alternativa mais rápida e mais barata aos formatos tradicionais de tingimento de roupas. O novo método também poderá trazer outros benefícios, como a possibilidade de escolha entre uma maior variedade de cores e o fim da necessidade de repetição de padronagens em um design.

A pesquisa está sendo feita na Universidade de Leeds (Inglaterra), mas envolve uma série de parceiros privados em um projeto multidisciplinar que reúne engenheiros têxteis, mecânicos, químicos, de materiais e especialistas em informática.

A indústria têxtil atualmente imprime tecidos utilizando impressão por telas. Embora seja produtivo para grandes volumes, o método é lento e caro para demandas rápidas e em pequenos volumes como os crescentemente apresentados pelo mercado da moda.

A impressão a jato de tinta oferece muitas vantagens, como a capacidade de se transferir um design diretamente do computador para o tecido. O método também torna viáveis economicamente a impressão em pequenas quantidades, acelerando o atendimento das demandas e evitando a formação de estoques.

Entretanto, muitas barreiras técnicas ainda deverão ser vencidas: as impressoras a jato de tinta para utilização na indústria têxtil deverão ser grandes, rápidas e confiáveis o suficiente para operação em escala industrial. Já os engenheiros químicos estão trabalhando na criação de tintas que não entupam os delicados bocais de tinta das impressoras. As cabeças de impressão sendo desenvolvidas são do tipo piezoelétrico.

Um projeto associado está desenvolvendo técnicas capazes de inspecionar o tecido imediatamente antes e após a aplicação da tinta, permitindo um rígido controle da quantidade de tinta aplicada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Tecidos
  • Tintas
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos