Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

NEC apresenta célula a combustível para notebook

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/10/2003

NEC apresenta célula a combustível para notebook

A NEC anunciou o lançamento de uma nova célula a combustível para alimentação de computadores portáteis. Um notebook-protótipo, alimentado pela nova célula, foi apresentado pela empresa durante a WPC Expo 2.003, realizada no Japão.

A nova célula a combustível atinge uma densidade de energia de 50 mW/cm2, o suficiente para abastecer um computador e é compacta o suficiente para operar conjuntamento com um notebook. A potência média atinge 14 Watts de saída, com picos de até 24 Watts, a uma tensão de 12 volts. A célula pesa 900 gramas, mais 300 gramas do combustível (metanol a 10%).

A pesquisa deriva de um trabalho anunciado em Agosto de 2.001, quando a empresa apresentou uma célula a combustível compacta para terminais portáteis que utilizava nanotubos de carbono em seus eletrodos. A célula agora apresentada utiliza "nano-chifres" de carbono, um tipo de nanotubo.

A empresa espera que a célula a combustível chegue ao mercado no final de 2.004. Até 2.005, ela espera ser capaz de produzir uma célula a combustível capaz de manter um notebook em operação contínua por até 40 horas. O protótipo agora apresentado consegue manter o abastecimento por 5 horas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Nanotubos
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos