Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Interface sem contato físico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2003

Interface sem contato físico

Interface ou interface com o usuário são termos muito conhecidos dos profissionais de informática. Para os usuários em geral, esses termos quase sempre são sinônimos de teclado ou mouse, as ferramentas utilizadas para se interagir com os programas de computador. Mas cientistas do Fraunhofer Institute (Alemanha) acabam de desenvolver uma nova interface que não utiliza nenhuma espécie de contato físico.

Um braço estendido é tudo o que é necessário para dizer ao computador o ponto exato da tela que o usuário deseja selecionar ou clicar. O novo sistema utiliza uma técnica chamada de sensoriamento de campo elétrico.

Os cientistas criaram um método de aproveitar um efeito bastante conhecido: quando alguém se aproxima de um rádio, por exemplo, a recepção do equipamento tende a se alterar, melhorando ou piorando. Isto resulta da interação do corpo da pessoa com o campo eletromagnético sendo captado pela antena do rádio. A nova interface mede as alterações que o braço do usuário introduz em um fraquíssimo campo elétrico como o que é captado pela antena de um rádio, com a diferença de que o campo é criado localmente. E com a vantagem de que as medições são feitas com altíssima precisão e resolução espacial.

Um conjunto de quatro antenas é colocado na frente da tela, que tanto pode ser um monitor de computador como uma imagem projetada por um canhão multimídia. Quando o usuário estende o braço em direção a uma parte específica da imagem, a força do campo magnético se altera naquela região. Um processador especial interpreta o gesto analisando a força do campo, convertendo-o em coordenadas digitais, que são então passadas para o programa, que utiliza a informação da mesma forma que o faria se o usuário tivesse clicado com o mouse.

Ainda em versão de demonstração, o equipamento é capaz de identificar e selecionar 36 campos, cada um deles representando uma seqüência de vídeo, um ítem de um menu ou qualquer outro conteúdo multimídia.

Mas os cientistas já estão testando em laboratório uma nova versão da interface sem toque, no qual as antenas são dispostas em um cubo, permitindo que o usuário interaja com o computador por meio de movimentos tridimensionais, sem qualquer contato físico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Realidade Virtual

Mais tópicos