Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Publicada a Norma ISO 15504 (SPICE)

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/11/2003


Na última semana de outubro de 2003, a Norma ISO/IEC 15504 (SPICE) para a avaliação de processos de software foi oficialmente publicada pela ISO. A Norma ISO/IEC 15504 define um modelo bi-dimensional que tem por objetivo a realização de avaliações de processos de software com o foco da melhoria dos processos (gerando um perfil dos processos, identificando os pontos fracos e fortes, que serão utilizados para a elaboração de um plano de melhorias) e a determinação da capacidade dos processos viabilizando a avaliação de um fornecedor em potencial.

Esta norma está sendo desenvolvida desde 1993 pela ISO em conjunto com a comunidade internacional através do projeto SPICE (Software Process Improvement and Capability dEtermination) com base nos modelos já existentes como ISO 9000 e CMM.

A versão brasileira da Norma já está em andamento, com previsão de ser publicada ainda no primeiro semestre de 2004. Esse trabalho é realizado pela Comissão de Estudos para melhoria de processos do sub-comitê de software da ABNT.

No Brasil também está¡ sendo desenvolvido uma adaptação da Norma enfocando em micro e pequenas empresas para facilitar a melhoria de processos de software neste tipo de empresas. Esta pesquisa está¡ sendo realizado no projeto 15504 em cooperação pelo Laboratório de Qualidade e Produtividade (LQPS) da UNIVALI e o CenPRA financiado pelo CNPq.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Processos Industriais

Mais tópicos