Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Anti-vírus por hardware

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2003

Anti-vírus por hardware

Um cientista da computação da Universidade de Washington (Estados Unidos) desenvolveu uma nova tecnologia para interromper a execução de vírus e outros códigos maliciosos, apelidados de "malware". Os vírus são programas de computador e, se interrompidos ainda no decorrer de sua execução, não conseguirão efetuar os estragos para os quais foram programados.

A tecnologia, desenvolvida pelo prof. John Lockwood e seus alunos, é baseada em hardware. A plataforma, batizada de FPX ("Field-programmable Port Extender": Extensor de Porta Programável), filtra os dados transmitidos pela rede, eliminando códigos maliciosos.

Quando um vírus é detectado, o sistema tanto pode interromper o tráfego de dados para o computador quanto gerar um alerta para o usuário. "O FPX utiliza várias tecnologias patenteadas para rastrear rapidamente a assinatura de códigos maliciosos," afirma Lockwood. Segundo o pesquisador, o equipamento é capaz de analisar os dados a uma taxa de 2,4 bilhões de bits por segundo. Esta alta velocidade é possível graças à utilização de circuitos FPGA ("Field Programmable Gate Array") operando em paralelo. A busca por trechos de dados específicos, as assinaturas dos vírus, também é feita por hardware, em circuitos especialmente desenvolvidos para essa finalidade.

Ao invés de depender do comportamento dos diversos usuários, que freqüentemente se esquecem de atualizar seus programas anti-vírus, o FPX foi construído para ser instalado junto aos repetidores e roteadores nos racks que servem a rede, protegendo simultaneamente todos os usuários. A atualização, incluindo as assinaturas de novos vírus, ficaria então a cargo do administrador da rede, aumentando a confiabilidade da solução.

O artigo descrevendo o FPX está disponível, em inglês, no endereço abaixo (ver quadro Para Navegar).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Computadores
  • Software e Programação
  • Software Livre

Mais tópicos