Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Intel disponibiliza novo software gratuito

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/12/2003


A Intel acaba de disponibilizar gratuitamente uma nova biblioteca de software que permitirá aos programadores construir softwares capazes de "aprender" com a experiência, utilizando dados coletados dos usuários, ou de qualquer fonte de dados, para aumentar sua eficiência e sua facilidade de uso. O programa também poderá ser utilizado na programação de robôs capazes de aprender tarefas novas.

O novo programa permite que os computadores estimem a probabilidade de que algo aconteça, através de cálculos da freqüência com que o evento ocorreu no passado. Todas as bibliotecas são gratuitas, inclusive com o código-fonte em C++, disponíveis através do projeto OpenML ("Open Source Machine Learning Library").

O programa pode ser utilizado para melhorar uma grande variedade de aplicações interativas, inclusive em projetos e processos industriais. Essas aplicações vão desde a varredura de gigantescas bases de dados de estudos genéticos em busca de proteínas promissoras para novas drogas, até sistemas de filtragem de e-mails que criam modelos do comportamento do usuário para decidir como tratar novas mensagens.

"OpenML irá permitir uma explosão de aplicações de aprendizado de máquina tais como brinquedos que respondem aos movimentos de uma criança e redes de sensores sem fio que irão aumentar nossa segurança, produtividade e preservar nosso meio-ambiente," resume David Tennenhouse, diretor de pesquisas da Intel.

O software OpenML é baseado em princípios matemáticos Bayesianos, ou seja, na idéia de que a probabilidade de eventos futuros pode ser calculada analisando-se sua freqüência passada e pode ser obtido no endereço abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos