Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

IBM inaugura laboratórios Linux no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/12/2003


A IBM Brasil acaba de inaugurar no país dois centros técnicos dedicados inteiramente ao desenvolvimento da tecnologia Linux. São eles o Linux Technology Center (LTC), em parceria com a Unicamp e baseado em Campinas, e o Linux Integration Center (LIC), na IBM em São Paulo, capital. Esta iniciativa amplia as ações da empresa no Brasil relacionadas a Linux, que inclui a assinatura, em outubro, de uma carta de intenções com o governo federal, visando disseminar o uso do sistema operacional aberto. Embora os dois centros tenham por objetivo difundir Linux, eles terão objetivos distintos.

O Linux Technology Center (LTC) brasileiro terá como missão treinar desenvolvedores de software para a melhoria do kernel do Linux. Os LTCs têm fornecido contribuições ao código fonte e funcionalidades para a comunidade mantenedora do núcleo do Linux em diversas áreas, como suporte à rede, segurança, gerência de sistemas e de clusters, entre outras.

O Linux Integration Center (LIC) tem como sede o IBM Austin Research Lab, localizado em Austin, Texas, e faz parte do Grupo de Software da empresa. O LIC mantém laboratórios em Boeblingen, na Alemanha; em Benjin, na China; em Tóquio, no Japão; em Singapura, na Malásia e agora em São Paulo, Brasil.

Espalhados pelo mundo, os Linux Technology Centers são centros virtuais, conectados via internet. Atualmente eles contam com mais de 300 profissionais dedicados, cujo objetivo é aprimorar o sistema operacional. O Brasil será o único país onde um Linux Technology Center é estabelecido em parceria com uma universidade.

O LTC brasileiro contará com 10 estudantes selecionados pela Unicamp e pela IBM, um professor da universidade trabalhando como coordenador e um profissional IBM gerenciando os trabalhos a serem desenvolvidos pelo centro alinhado com as diretrizes dos LTCs em todo o mundo. A Unicamp contribuirá com o espaço e as conexões de rede, enquanto a IBM entrará com mão-de-obra e bolsas de estudo para alunos escolhidos. A empresa também fornecerá toda a infra-estrutura de máquinas e software necessários para os trabalhos. As primeiras contribuições de código para a comunidade Linux poderão ser dadas já nas primeiras semanas de implantação do Linux Technology Center.

Em todo o mundo os integrantes dos LTCs trabalham como membros da comunidade Linux, utilizando a experiência de programação da IBM, bem como sua tecnologia de software, para acelerar o crescimento do Linux como um sistema operacional corporativo cada vez mais estável. Atualmente, o LTC tem programadores envolvidos em diversos projetos, como escalabilidade, segurança, capacidades de rede, sistemas de arquivos, gerenciamento de volumes, performance, entre outros, necessários para tornar Linux totalmente maduro e pronto para tarefas de missão crítica. Além disso, os LTCs fornecem diversos serviços à crescente comunidade técnica de Linux dentro da IBM, gerenciando uma rede mundial de sites FTP para downloads de Linux, além de canais de discussão.

O Linux Integration Center será um centro de referência no Brasil para clientes interessados na implantação de soluções de software que incluem o middleware IBM em Linux. Ele terá como missão criar e validar arquiteturas de soluções baseadas no sistema operacional aberto. Neste centro, a IBM conseguirá reproduzir o ambiente tecnológico de seus clientes e auxiliá-los em suas migrações, desenvolvendo todos os componentes que farão parte de suas soluções finais. É a primeiro laboratório da IBM desta natureza na América Latina.

O LIC trabalha para fornecer soluções e suporte técnico de pré-vendas, de forma global, apoiando as equipes de negócios e trazendo a tecnologia Linux para o mercado. Além disso, o Linux Integration Center visa aproximar o portfólio de middleware da IBM das oportunidades de negócios relacionadas ao sistema de código aberto.

Este centro também auxiliará clientes a identificar produtos disponíveis em Linux, assim como instalar, configurar e integrar produtos durante "testes de conceito". Funcionários IBM poderão compartilhar as melhores práticas aplicáveis ao Linux e aos mais de 120 produtos de middleware IBM compatíveis com Linux e encontrar soluções para problemas de clientes, replicando diversos ambientes previamente testados em outras situações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Computadores
  • Processadores
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos