Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa encontra notícias sobre uma pessoa a partir de sua foto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/01/2004

Programa encontra notícias sobre uma pessoa a partir de sua foto

O rosto humano tem 80 músculos que trabalham em conjunto para criar um conjunto de expressões virtualmente infinitos, o que pode alterar dramaticamente nossa aparência de momento para momento. Embora nenhum ser humano deixe de reconhecer outro simplesmente porque esse outro está zangado, com os computadores as coisas não são tão simples.

Se um programa de computador puder identificar pessoas de forma automática e precisa, será possível criar uma grande variedade de novas aplicações, que vão desde sistemas inteligentes de sobrevivência até programas capazes de auxiliar a navegação em uma gigantesca biblioteca de fotos. Este último caso é o enfoque que está sendo adotado pela estudante de doutorado Tamara Miller e seu professor David Forsyth, da Universidade de Berkeley (Estados Unidos).

Os pesquisadores desenvolveram um sistema que automaticamente associa 45.000 imagens de rostos humanos capturados de notícias divulgadas na Internet, com os nomes das pessoas fotografadas. Desta forma, o programa é capaz de encontrar notícias que citem uma personalidade a partir de sua foto. É claro que, em cada foto e em cada nova reportagem, a personalidade aparecerá de uma forma diferente, com roupas diferentes e com tomadas variadas.

Mas isso não é problema: o programa é capaz de identificar dezenas de imagens de um personagem, mesmo que as fotos tenham sido tiradas de vários ângulos, sob diferentes condições de luminosidade e com virtualmente qualquer expressão facial e mesmo com e sem óculos.

O processo de conexão entre uma coleção de fotos e os nomes dos personagens fotografados começa com a extração da face do restante da fotografia. O software então "retifica" a posição da face, de forma que seja criada uma pose pré-definida, tornando a foto comparável com as outras. Mas esse passo ainda é intensivo em processamento, sendo rodado em um cluster de 1.000 computadores PC trabalhando em paralelo.

O processo de identificação prossegue extraindo-se os nomes dos personagens das legendas das fotos. Mas não é possível dar nome a cada foto simplesmente a partir da legenda já que, por exemplo, podem haver várias pessoas na mesma foto. Nesse caso, todas as fotos são nomeadas com todos os nomes; a seguir o programa compara cada face com outras já nomeadas e determina estatisticamente qual é o nome correto de cada uma. O programa já atinge 95% de acerto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Imagens 3-D

Mais tópicos