Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Memória holográfica chega ao mercado em 2005

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/02/2004

Memória holográfica chega ao mercado em 2.005

Engenheiros da empresa japonesa NTT conseguiram fabricar um protótipo de memória holográfica com capacidade de armazenamento de 1 GB. Batizada de Info-MICA ("Information-Multilayered Imprinted CArd"), a nova memória, do tamanho de um selo postal, possui 100 camadas e é feita de plástico comum. Além da memória, os engenheiros construíram também um dispositivo capaz de ler os dados armazenados na memória holográfica.

A nova memória holográfica promete ser um concorrente sério para as memórias ROM ("Read-Only Memory") hoje largamente utilizadas na indústria: a Info-MICA é menor e deverá ser consideravelmente mais barata, já que possui uma altíssima densidade de armazenamento, pode ser produzida a baixo custo e é totalmente reciclável. Além disso, ela consome menos energia e oferece proteção contra cópia dos dados.

A empresa, que pretende lançar a nova memória comercialmente já a partir do próximo ano, afirma que outro mercado alvo da nova memória holográfica encontra-se na substituição de papéis com grande volume de informações, como dicionários e enciclopédias. Devido às suas pequenas dimensões, ela poderá ser facilmente distribuída colada na capa de revistas ou livros, por exemplo. Obviamente que todos os conteúdos multimídia, como jogos e filmes, são também candidatos naturais para utilizar a Info-MICA como meio de distribuição.

A memória holográfica funciona com base no princípio da holografia de película, hologramas mais finos do que o comprimento de onda da luz. A informação é inicialmente gravada em uma imagem 2D; esta imagem é então transformada em um holograma por um programa de computador chamado CGH ("Computer Generated Hologram"). Finalmente, o holograma é gravado como um padrão côncavo-convexo em cada camada.

A estrutura de camadas é tecnicamente chamada de guia de ondas em multicamadas. A estrutura é construída alternando-se camadas com alto índice de refração (camada núcleo) com camadas com baixo índice de refração (camadas de cobertura). Quando um feixe de raio laser é introduzido nesta estrutura, a luz é confinada na camada núcleo, propagando-se então da mesma forma que em uma fibra ótica.

Memória holográfica chega ao mercado em 2.005

[Imagem: ]

Na Info-MICA, por sua vez, o padrão côncavo-convexo que representa a informação armazenada faz com que a luz se disperse, formando uma imagem que é então utilizada para recuperar os dados. A informação armazenada em cada camada pode ser recuperada individualmente porque é possível selecionar a camada para a qual o laser é direcionado.

O laser utilizado é o mesmo que hoje equipa os leitores de CD e DVD, e as camadas da memória holográfica são totalmente feitas de um plástico disponível na indústria e extremamente barato.

O protótipo de memória holográfica mede 2,5 x 2,5 x 2 cm. Já o drive de leitura mede 8,8 x 3,7 x 2,2 cm. A empresa afirma que a memória deverá chegar ao mercado, em 2005, custando entre US$1 e US$2 para uma capacidade de armazenamento de 1 GB. Já o leitor deverá ter o preço semelhante ao de um leitor de CD.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Holografia
  • Computadores
  • Semicondutores
  • Fotônica

Mais tópicos