Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Cientistas querem padrões de segurança para telas de TV e monitores de computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2004


O Institulo de Ciências Humanas e Engenharia Biomédica dos Estados Unidos está iniciando um projeto de pesquisas que visa a padronização de técnicas para avaliar os efeitos da visualização de imagens em grandes telas de TV e monitores de computador. A pesquisa pretende medir os efeitos psico-fisiológicos dessas telas, incluindo náuseas, cansaço dos olhos e epilepsia fotosensitiva.

À medida em que as tecnologias da informação e das comunicações avançam, a indústria de monitores e telas tem alcançado um estupendo crescimento, enquanto os impactos biológicos dessas telas estão sendo levantados por vários fatos acontecidos ao redor do mundo.

Em 1.993, três pessoas que assistiam a um comercial de TV apresentaram ataques de epilepsia na Inglaterra; em 1.997, cerca de 700 crianças que assistiram a um desenho animado no Japão foram parar no hospital, no que ficou conhecido como o incidente Pokemon; em Julho de 2.003, 36 estudantes experimentaram a "doença do movimento" enquanto assistiam a um filme que eles próprios produziram na escola.

Além desses casos, é largamente conhecido o fato de que alguns filmes causam náuseas e que os olhos cansam-se rapidamente ao assistirem a imagens 3-D em telas. Os cientistas acreditam que, à medida em que as telas maiores chegam definitivamente aos lares, é imprescindível estabelecer uma norma de segurança para esses equipamentos.

As pesquisas deverão se basear em eletroencefalografias coletadas de voluntários. Mas como a fadiga e náuseas envolvem muitos aspectos subjetivos, os pesquisadores também utilizarão medições dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea e do movimento das pupilas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Computadores
  • Imagens 3-D
  • Holografia

Mais tópicos