Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Nova técnica de identificação facial utiliza imagens tridimensionais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/04/2004


A empresa japonesa NEC anunciou o desenvolvimento de um novo algoritmo de reconhecimento facial 3-D capaz de dar descrições precisas de rostos em diversas poses e em várias condições de iluminação. A empresa alega que sua nova tecnologia de identificação pessoal é a mais precisa atualmente disponível.

O novo algoritmo utiliza um método chamado GIB ("Geodesic Illumination Basis") para armazenar dados que descrevem a imagem tridimensional do rosto. Esta descrição 3-D é que permite a verificação e a identificação dos usuários em uma variedade praticamente infinita de poses e condições de iluminação.

O sistema parte de uma imagem 2D, captada por uma câmera e efetua a comparação com sua descrição tridimensional armazenada nos descritores GIB. Segundo a empresa, o processo alcança um índice de acertos 24 vezes maior do que as ferramentas atualmente disponíveis.

Os testes foram feitos a partir de uma base de dados de imagens faciais de 1.000 pessoas. O índice de acerto alcançou 96,5% graças a um método chamado IOF ("Ideal Optical Flow": fluxo ótico ideal).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Internet das Coisas

Mais tópicos