Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Empresas lançam disco óptico de papel com capacidade de 25 GB

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2004

Empresas lançam disco ótico de papel com capacidade de 25 GB

A empresas japonesas Sony e Toppan anunciaram o desenvolvimento conjunto de um "disco de papel", semelhante a um CD, com capacidade de armazenamento de 25 gigabytes. Um DVD atual armazena cerca de 4,7 GB. O novo disco, fino como papel, é baseado na nova tecnologia Blu-ray Disc, ou BD, uma nova sigla que logo estará nas prateleiras ao lado dos CD e DVD.

Disco digital de papel

Utilizando a estrutura da tecnologia Blu-ray, o novo disco de 25 GB é capaz de armazenar até 2 horas de filmes de alta definição (HDTV), o equivalente a 13 horas de filmes comuns, como os atualmente vendidos em DVD. Mas a capacidade teórica da tecnologia pode chegar a 54 GB de dados, dobrando esses números.

"A utilização de tecnologia de impressão em papel permitiu que conseguíssemos um alto nível artístico na impressão sobre o disco óptico. Como o disco de papel pode ser cortado com uma tesoura, torna-se mais simples preservar a segurança dos dados quando o disco for descartado," afirmou Hideaki Kawai, chefe de pesquisas da Toppan.

Laser azul

Já Masanobu Yamamoto, cientista-chefe da Sony, afirmou: "Como o Blu-ray Disc não exige que a luz do laser viaje através do substrato, nós fomos capazes de desenvolver este disco de papel. Aumentando a capacidade do disco nós podemos diminuir a quantidade de matéria-prima utilizada por unidade de informação."

O nome Blu-ray vem do laser azul utilizado na nova tecnologia. Os CD e DVD atuais utilizam laser de cor vermelha. A principal vantagem de se utilizar um laser azul é que ele possui um comprimento de onda mais curto (405 nanômetros) do que o laser vermelho (650 nanômetros), o que significa que é possível focar o feixe de luz com muito maior precisão. Isto permite que os dados sejam armazenados mais próximos uns dos outros no disco, tornando possível armazenar mais dados em um disco do mesmo tamanho.

Os leitores de BD serão compatíveis com os atuais leitores de CD e DVD. A tecnologia Blu-ray é desenvolvida conjuntamente por treze empresas (Dell, Hitachi, HP, LG, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony, TDK e Thomson).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Holografia
  • Interfaces

Mais tópicos