Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

IBM apresenta ferramenta de computação distribuída

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/05/2004


A IBM apresentou uma nova solução multiplataforma que poderá representar um passo significativo na redução do custo de propriedade dos computadores. A solução é voltada para empresas que possuam inúmeros computadores espalhados pelos escritórios, a maioria sub-utilizada.

Chamada de "Virtualization Engine" (mecanismo de "virtualização"), a nova tecnologia consegue também fazer com que computadores de diversos tipos, inclusive mainframes, trabalhem conjuntamente.

A tecnologia inclui uma ferramenta de micro-particionamento, herdada dos mainframes. Esta ferramenta permite que até dez servidores rodem em um único processador, com o potencial de transformar um sistema de quatro processadores em um conjunto rodando 40 tipos de sistemas operacionais em múltiplas versões, tudo ao mesmo tempo.

"O 'Virtualization Engine' atende ao desejo [...] de focar menos em sistemas operacionais individuais e mais em um completo ambiente operacional de grande impacto e valor," explica Bill Zeitler, vice-presidente da empresa.

O sistema inteiro pode ser gerenciado a partir de um único console, eliminando a necessidade de treinamentos em múltiplos sistemas operacionais. A capacidade de computação em grid permite que um conjunto de computadores espalhados por uma empresa possa ser melhor utilizado.

Segundo a empresa, um computador rodando Windows utiliza normalmente apenas 15 por cento de sua capacidade de processamento e armazenamento. Já os mainframes atingem 80 por cento de utilização. A nova ferramenta permitirá levar esse nível de aproveitamento a todas as máquinas da empresa, diminuindo o custo total de propriedade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nuvem
  • Computadores
  • Simuladores
  • Supercomputadores

Mais tópicos