Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Realidade virtual para arquitetura e planejamento urbano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2004

Realidade virtual para arquitetura e planejamento urbano

Engenheiros do Fraunhofer Institute (Alemanha) lançaram um novo programa de computador chamado ARTHUR ("Augmented Round Table for Architecture and Urban Planning": mesa redonda ampliada para arquitetura e planejamento urbano), que permite a discussão detalhada de um projeto de arquitetura, em 3-D, antes mesmo da construção de uma maquete.

O programa permite que o projeto receba qualquer modificação, mostrando seus resultados em tempo real.

O ARTHUR tem várias funções de trabalho conjunto, que permite que múltiplos usuários façam suas modificações. Desta forma, o projeto pode ser discutido simultaneamente por arquitetos, engenheiros, construtores e quem mais estiver envolvido em seu planejamento, desenvolvimento e implantação.

As modificações propostas podem ser vistas uma de cada vez ou todas ao mesmo tempo, permitindo que todos os envolvidos vejam como cada uma das mudanças propostas afeta o modelo e como elas interagem entre si.

A visualização em 3-D exige a utilização de óculos especiais. Para garantir que os mundos virtual e real sejam precisamente justapostos, os pesquisadores desenvolveram óculos semitransparentes com projeção estereoscópica. Eles funcionam incorporando cenas geradas por computador no campo de visão real do usuário. Isto permite que o sistema seja utilizado como uma ferramenta prática em uma reunião.

As duas primeiras letras da palavra ARTHUR referem-se a "Augmented Reality", algo como realidade ampliada. Esta tecnologia enriquece a visão dos mundos reais ao adicionar dados virtuais, como gráficos e cores.

O programa também permite a execução de simulações. Isto permite que os planejadores do projeto determinem, por exemplo, como modificações arquitetônicas impactarão o tráfego dos visitantes ou como ficará o fluxo de ar no interior do edifício.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D
  • Construção Civil
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos