Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Software livre chega ao ambiente industrial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2004


Com o sucesso do Linux, que já deixou o ambiente acadêmico há bastante tempo e agora invade as áreas empresarial, governamental e até doméstica, o software livre de código aberto chamou definitivamente a atenção. Agora é a vez do ambiente industrial, mais especificamente, dos sistemas incorporados ("embedded systems"). Sistemas incorporados são pequenos programas que controlam equipamentos industriais e de automação.

Para auxiliar na disseminação e na coordenação dos esforços na conversão de sistemas proprietários em sistemas de código aberto, seis centros de pesquisas e 19 empresas européias reuniram-se em torno do projeto INES ("INdustrial Embedded Systems").

"Sistemas industriais de controle, medição e monitoramento estão se tornando cada vez mais complexos como resultado da necessidade de integração, acesso remoto e melhoria na confiabilidade," explica o coordenador do Projeto INES, Lino Fiorentino.

O esforço conjunto resultou em uma compilação das 19 Melhores Práticas, estudos de casos que demonstram como o software livre pode ser aplicado em hardwares específicos, como os diversos conjuntos de placas e processadores encontrados em equipamentos industriais.

Os benefícios do software livre no ambiente industrial incluem a redução de custos dos produtos graças à eliminação da aquisição de licenças de software. Mas os engenheiros mostraram também que o tempo para que um novo produto chegue ao mercado fica menor na nova plataforma. Como o código-fonte dos programas é aberto, ele recebe um total muito maior de horas de testes e correções, resultando em programas mais seguros e confiáveis.

Embora o projeto já tenha sido encerrado, seus resultados, documentos e programas, agora podem ser vistos e baixados a partir do site do INES, que pode ser acessado no endereço abaixo..

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Processos Industriais

Mais tópicos