Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Projeto disponibiliza solução de código aberto para automação residencial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/05/2004

Projeto disponibiliza solução de código aberto para automação residencial

Com a diminuição do preço dos equipamentos eletrônicos, uma casa totalmente automatizada começa a deixar de ser sonho e já está se tornando realidade para muitos felizardos sortudos o bastante para encontrar profissionais capazes de transformar as promessas da tecnologia em comandos simples e funcionais.

Mas as coisas podem começar a ficar mais simples também para os desenvolvedores, que se vêem frente-a-frente com a necessidade de interligar equipamentos de vários fabricantes, que nem sempre falam a mesma língua. Para facilitar o trabalho dos profissionais e desenvolvedores de soluções de automação doméstica, foi criado na Europa o projeto HomeTalk.

Trata-se de uma plataforma de código aberto ("open-source") que nasceu para solucionar os problemas de interconexão entre os diversos equipamentos domésticos, permitindo que o controle, a automação e interligação em rede possam ser padronizados.

A plataforma HomeTalk diminui o tempo de desenvolvimento ao permitir que todos os equipamentos sejam controlados utilizando-se uma mesma linguagem, liberando os desenvolvedores para que estes voltem-se para a adição de valor às suas soluções, oferecendo maior comodidade aos usuários.

O sistema combina equipamentos até então "inconectáveis", como telefones e fornos, em uma plataforma única por meio de um ponto de referência comum chamado de "Residential Gateway" (portal residencial). O Residential Gateway possui todas as interfaces de hardware e os protocolos de software necessários para implementar a convergência entre as diferentes tecnologias. Inúmeros sistemas podem ser controlados pela mesma plataforma, o que simplifica o processamento dos comandos do usuário.

Na plataforma HomeTalk, as interfaces gráficas de usuário têm o reconhecimento de voz como recurso padrão. Isto permite que o usuário interaja com o sistema de forma mais natural. O usuário opera o sistema a partir de um computador de mão (PDA) ou de um telefone comum, podendo tanto teclar os comandos quanto ditá-los diretamente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos