Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Earth Simulator mantém-se como o computador mais rápido do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2004

Earth Simulator mantém-se como o computador mais rápido do mundo

O supercomputador japonês Earth Simulator continua sendo a máquina mais rápida e poderosa do mundo. A notícia foi dada na Alemanha, durante a divulgação da 23a edição do TOP500, uma lista dos 500 computadores mais rápidos do mundo.

O Earth Simulator foi construído pela NEC e inaugurado em 2002. Desde então ele se mantém no topo da lista, alcançando 35,86 teraflops (um teraflop equivale a um trilhão de cálculos por segundo).

Mas a lista teve várias modificações, entre as quais a entrada do primeiro supercomputador chinês entre os 10 primeiros colocados. Trata-se de um supercomputador Dawning, um integrador daquele país, que construiu um sistema baseado no processador Opteron da AMD.

O número de sistemas que ultrapassaram a marca de 1 Tflop passou de 130 no ano passado para 242 agora, quase metade de toda a lista, o que mostra o crescente desenvolvimento dessas super-máquinas. Isso fez, por exemplo, que o sistema que ocupava a posição 242 no último ranking passasse agora para o último lugar.

Um total de 287 supercomputadores agora utilizam processadores Intel, contra 189 há seis meses e 119 há um ano atrás. O segundo processador mais utilizado é o IBM Power, equipando 75 sistemas, seguido pelo HP PA-RISC (57) e pelos AMD (34).

A arquitetura mais comum entre os 500 sistemas da lista é o cluster, atingindo 291, contra 208 em 2003.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Nuvem
  • Computação Quântica
  • Computadores

Mais tópicos