Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Macintosh faz busca no disco rígido em menos de um segundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2004


A Apple, fabricante dos computadores Macintosh, acaba de apresentar a nova versão do seu sistema operacional. A grande novidade é uma ferramenta de busca super eficiente, capaz de efetuar buscas em todos os documentos armazenados no computador numa fração de segundos.

O sistema operacional Mac OS chega à versão 10.4, trazendo embutida a ferramenta de busca Spotlight, que já estava presente em alguns aplicativos. Ela é capaz de procurar informações em vários tipos de arquivos, incluindo mensagens de correio eletrônico, documentos de texto, arquivos pdf e até imagens.

Segundo a empresa, o Spotlight é capaz de varrer 100.000 documentos em menos de um segundo. O segredo é a manutenção de índices, que contêm uma breve descrição de cada documento. Como os índices contêm apenas metadados - descrições suscintas do arquivo real - e ficam armazenados todos num mesmo lugar, a busca é sensivelmente otimizada.

A Apple quer agora que os programadores passem a fazer seus programas compatíveis com a nova ferramenta de busca, de forma a otimizar a procura em todos os aplicativos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Segurança da Informação
  • Software e Programação

Mais tópicos