Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Criado sistema de comunicação em tempo real sobre Ethernet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2004

Criado sistema de comunicação em tempo real sobre Ethernet

Os computadores instalados em todos os ambientes corporativos trabalham em rede. Isto significa que eles estão interconectados e conseguem trocar informações. A tecnologia responsável por essa interconexão é o conhecido padrão Ethernet, implementado nas também conhecidas e baratas placas de rede.

Mas o padrão Ethernet não foi desenvolvido para comunicação em tempo real. É claro que PCs instalados em um escritório não precisam de comunicação em tempo real: o usuário pode esperar tranqüilamente os poucos segundos que leva para que seu aplicativo vá até o servidor e busque o arquivo de que ele precisa.

Várias aplicações industriais não podem se dar a esse luxo. A comunicação com robôs, por exemplo, ou o controle de motores, requer um processamento em um tempo preciso e definido. Isso até hoje exigia a montagem de redes com comunicação em tempo real, muito mais caras do que as conhecidas redes do padrão Ethernet.

Agora, pesquisadores japoneses conseguiram implementar a comunicação em tempo real em uma rede Ethernet, tirando proveito de sua grande largura de banda e, principalmente, de seu baixíssimo custo.

O Dr. Fumio Kanehiro e seus colegas do laboratório AIST ("Advanced Industrial Science and Technology ") utilizaram o ART-Linux, uma extensão do sistema operacional Linux para aplicações em tempo real.

A comunicação em tempo real foi implementada em um novo protocolo instalado na camada de dados, sem utilizar as camadas superiores de transferência de informações, como o TCP/IP. O protocolo contém um mecanismo de transmissão de pacotes de dados e um chaveador de rotas de comunicação. Quando a comunicação em tempo real não estiver sendo usada, os protocolos tradicionais, como o TCP/IP, podem ser utilizados normalmente.

Para garantir a compatibilidade da nova solução com os protocolos atuais, os pesquisadores adicionaram uma camada intermediária CORBA no protocolo de comunicação. Desta forma, o usuário CORBA pode utilizar o CORBA implementado no sistema de comunicação em tempo real sem ter que fazer grandes alterações no software.

Os cientistas esperam que seu sistema de comunicação em tempo real sobre Ethernet possa ser utilizado tanto para sistema incorporados ("embedded systems") quanto em controladores de robôs.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Nuvem
  • Software Livre

Mais tópicos