Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo disco óptico armazena um Terabyte de dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2004

Novo disco ótico armazena um Terabyte de dados

Físicos da Universidade Imperial College, Inglaterra, desenvolveram um novo disco ótico capaz de armazenar um Terabyte (= 1.000 Gigabytes) de informações, algo como 472 horas de filme. O novo disco tem o mesmo tamanho de um CD ou de um DVD.

O novo disco, batizado de MODS ("Multiplexed Optical Data Storage": armazenamento ótico de dados multiplexado), tem duas camadas. Mas mesmo se utilizada apenas uma camada, o novo MODS seria suficiente para gravar 13 vezes a trilogia do Senhor dos Anéis ou os 8.080 minutos de todos os 350 episódios dos Simpsons.

O novo disco, embora ainda exija muito trabalho até que possa ser comercializado, aparece antes que o BluRay chegue ao mercado. Tido como o sucessor do DVD, o BluRay tem cinco vezes mais capacidade do que seus antecessores, atingindo até 25 Gigabytes por camada.

Os pesquisadores afirmaram que o novo MODS poderá vir a ser fabricado pelo mesmo custo dos atuais DVDs, além de ser compatível com os modelos anteriores de discos óticos. Isto significa que um aparelho leitor de MODS será também capaz de ler DVDs e CDs.

Quando olhados ao microscópio, CDs e DVDs mostram suas trilhas repletas de picos e vales. Esses picos e vales representam a informação codificada em formato digital, onde cada pico representa um 1 e cada vale representa um 0.

O que os pesquisadores fizeram foi descobrir uma maneira de colocar até dez vezes mais informação em cada uma dessas saliências. Ao contrário dos discos óticos atuais, o MODS tem ressaltos assimétricos, cada um contendo um degrau com um de 332 diferentes ângulos possíveis, o qual é responsável por armazenar a informação.

Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Peter Török, desenvolveram um método para medir precisamente a luz refletida em cada um dos diferentes ângulos. "Nós estamos utilizando um mistura de técnicas numéricas e analíticas que nos permite tratar o espalhamento da luz da superfície do disco de forma rigorosa, e não apenas tendo uma aproximação," afirma o Dr. Török.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Computadores
  • Fotônica
  • Raios Laser

Mais tópicos