Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa detecta problemas na visão analisando fotografias da retina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/10/2004

Programa detecta problemas na visão analisando fotografias da retina

Uma técnica inovadora de visão computacional vai facilitar o diagnóstico precoce da neovascularização do globo ocular, que causa perda de visão em diabéticos. O método, desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, usa fórmulas matemáticas para analisar imagens fornecidas por exames de fundo de retina.

O professor do IME, Roberto Marcondes Cesar-Junior, coordenador da pesquisa, explica que a neovascularização causa o crescimento dos vasos sanguíneos do olho, obstruindo os fotoreceptores e prejudicando a visão. "A análise de fotos da retina já é usada pelos médicos para identificar casos de diabetes", diz. "Com o programa será possível analisar as imagens, calcular o índice de vascularização do olho e identificar a possibilidade de surgirem novos vasos, antecipando o diagnóstico das fases mais crônicas da doença."

Marcondes afirma que a visão computacional utiliza-se de fórmulas matemáticas e algoritmos para fazer a análise das imagens. "As características do objeto filmado são transformadas em senos e co-senos", afirma. "A quantidade destes valores é medida em coeficientes, que servem para diferenciar e analisar os objetos."

O professor explica que o software analisará imagens em baixa resolução, evitando a aplicação de contraste e a dilatação da retina para o exame. "Os resultados do teste poderão ser obtidos não apenas pelos médicos, mas também por enfermeiros e profissionais de saúde treinados, facilitando a prevenção", conclui.

O programa para exames de fundo de retina está sendo desenvolvido por João Vitor Baldini Soares e Jorge Jesus Gomes Leandro, pós-graduandos do IME orientados por Marcondes. "A pesquisa é realizada em colaboração com a School of Community Health da Universidade Charles Sturt, da Austrália, que lida com as questões médicas e biológicas do estudo", relata.

De acordo com o professor, a parte de computação e a interface com o usuário está sendo pesquisada e testada no Brasil. "O protótipo deverá estar pronto no final de 2005 e ficará disponível como software livre na Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais da Fapesp", aponta..

Além da utilização em Medicina, Marcondes ressalta que a visão computacional poderá ser utilizada também na identificação de pessoas desaparecidas. "Por intermédio de uma fórmula conhecida como transformada de Fourier-Bassel, é possível encontrar faces de pessoas em uma imagem e extrair suas medidas, fazendo a identificação", diz. "Programado com as características dos desaparecidos, o programa poderia ser usado para analisar imagens captadas em estações de transporte ou locais públicos".

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Visão Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos