Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Continua a briga pela supremacia entre os supercomputadores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/10/2004

Continua a briga pela supremacia entre os supercomputadores

Os japoneses lideram o ranking mundial dos supercomputadores desde que construíram o Earth Simulator em 2002. Os norte-americanos ficaram enciumados e planejam construir o Red Storm, cujo primeiro módulo deverá ficar pronto no início do próximo ano.

Mas a corrida pela supremacia na área de supercomputadores não dá sinais de esfriar. Agora, a NEC, a mesma empresa que construiu o Earth Simulator, anunciou o lançamento de um novo módulo para a construção de supercomputadores que poderá fazer com que uma eventual dianteira norte-americana dure pouco.

O SX-8 é um módulo de computação vetorial de cerca de um metro cúbico e capaz de executar 65 TeraFlops, ou 65 milhões de operações em ponto flutuante por segundo. Os supercomputadores são construídos com a união de diversos blocos individuais, mas que operam como se fossem uma máquina única.

O SX-8 é o irmão mais novo dos blocos utilizados para a construção do Earth Simulator, atualmente o mais rápido supercomputador do mundo, capaz de atingir 40 Teraflops. E, como tudo na eletrônica, um novo produto vem sempre com as atualizações de praxe: CPUs mais velozes, mais memória e operações de entrada e saída mais rápidas.

O novo sistema é capaz de transferir dados a 262 Terabytes por segundo, contra 36,8 Terabytes por segundo no SX-6, utilizado na construção do Earth Simulator. A memória máxima também passou de 16 para 64 Terabytes. O resultado é um pico de desempenho que atinge 65 Teraflops se forem conectados 512 módulos, o máximo que o sistema permite.

Ao invés de utilizar vários processadores de uso geral, o SX-8 tem um chip dedicado no qual é encapsulada toda a unidade de processamento vetorial. O superchip trabalha a 2 GHz de freqüência de clock, o dobro da velocidade do seu antecessor.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Computação Quântica
  • Computadores
  • Processadores

Mais tópicos