Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Já está no mercado um supercomputador de mesa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/11/2004


A empresa norte-americana Orion Multisystems, fundada por veteranos da indústria de computação, anunciou o lançamento de dois modelos de computador que apresentam o desempenho mais alto já alcançado por equipamentos de mesa.

Como os computadores pessoais, os dois valentes supercomputadores podem ser colocados em funcionamento apenas ligando-os na tomada, não exigindo os grandes ambientes refrigerados dos supercomputadores tradicionais.

Os supercomputadores de mesa são voltados para aplicações profissionais que exijam alto poder computacional, em atividades como engenharia, tratamento de dados científicos e financeiros e no processamento de imagens.

Cada supercomputador funciona como se fosse único, mas na verdade ele se baseia na tecnologia "cluster", um agrupamento de muitas CPU tirando vantagem total do funcionamento paralelo. O sistema consiste em 96 nós utilizando oito placas-mãe interconectadas.

Rodando Linux, o equipamento com 96 nós atinge 300 gigaFlops de desempenho máximo, suportando 150 gigaFlops de processamento contínuo. Contando com 192 gigabytes de memória e 9,6 terabytes de disco, o supercomputador de mesa consome apenas 1.500 watts de energia.

O modelo mais barato custa menos de US$10.000,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercomputadores
  • Software Livre

Mais tópicos